Introdução
A condução de calor ocorre apenas na presença de meio material. É um processo irreversível em que o calor é transferido de um nível energético mais alto, ou seja, um nível com temperatura absoluta maior, para um nível mais baixo, com menor temperatura.
Se o transporte de calor for mantido constante, por meio da aplicação de calor, a condução de calor é estacionária. Em tecnologia, a condução de calor é usada principalmente em trocadores de calor.
A unidade experimental permite aos usuários verificar experimentalmente a lei de condução de Fourier e determinar variáveis características de condução de calor em diversos sólidos.
A estrutura principal do conjunto possui uma montagem experimental linear e uma radial, cada uma equipada com um elemento aquecedor e um resfriador.
Vários corpos de prova com diferentes tipos de materiais condutores e isolantes podem ser incorporados à montagem experimental de condução linear de calor.
Estão disponíveis três discos metálicos de materiais diferentes para estudo da condução radial de calor.
O conjunto de sensores registra as temperaturas em todos os pontos relevantes, bem como a potência de aquecimento. Os valores medidos são enviados a um PC via porta USB. O software de aquisição de dados está incluído.
O material instrucional, em português, apresenta os fundamentos e fornece um guia passo a passo dos experimentos.
Programa Didático
- Condução linear de calor (parede plana):
- Determinação dos perfis de temperatura com diferentes materiais e áreas transversais.
- Perfil de temperatura em barra simples e composta.
- Determinação da condutividade térmica e resistência térmica.
- Condução radial de calor:
- Determinação de perfil de temperatura.
- Determinação da condutividade térmica e resistência térmica.